Apple lança novos Macbooks

O novo MacBook roubou a cena no último evento da Apple, nesta segunda-feira (9). Enquanto muitos esperavam apenas o iWatch, o novo notebook da companhia surpreendeu com um design superfino, novas funcionalidades e mudanças importante em relação às linhas Air e Pro. Para te ajudar a ficar por dentro da novidade, o TechTudo reuniu alguns “segredos” do novo MacBook da Apple. Confira:

Novo MacBook: veja as novidades e compare com os modelos anteriores

MacBook traz design super fino e mudanças importantes nas configurações (Foto: Divulgação/Apple)MacBook traz design super fino e mudanças importantes nas configurações (Foto: Divulgação/Apple)

- Mais fino do que o primeiro iPad

Tablets roubaram espaço dos notebooks quando o assunto era portabilidade em casa, mas o novo MacBook parece lutar para reconquistar esse espaço. A novidade da Apple consegue ser mais findo do que a primeira versão do iPad: são 13,1 mm contra 13,4 mm. Ainda que a comparação possa parecer injusta, o novo notebook não deixa de apresentar uma grande evolução em relação aos 27,4 mm do MacBook de 13 polegadas lançado no mesmo ano do que o iPad.

- Deixa a desejar no Skype

MacBook traz uma câmera com resolução SD, inferior às do iPhone e outros notebook (Foto: Divulgação/Apple)MacBook traz uma câmera com resolução SD, inferior às do iPhone e outros notebook (Foto: Divulgação/Apple)

Se você gosta de bater papo com seus familiares e amigos no Skype ou no FaceTime, o novo MacBook pode não ser uma boa escolha. O aparelho traz uma câmera com resolução SD (480p), bastante inferior aos padrões atuais, e que devem gerar imagens insatisfatórias em monitores com tela Retina. Para se ter uma ideia, ao usar o novo notebook da Apple, você terá uma imagem com tamanho correspondente à câmera frontal do iPhone 4 e inferior ao sensor HD dos demais Macbooks.

- Melhores alto falantes

A Apple melhorou o posicionamento dos alto falantes do novo MacBook em relação ao modelo Air. Localizadas anteriormente nas laterais do notebook, as saídas de som estéreo agora ficam localizada próxima à tela do aparelho, na extremidade superior do teclado. Além disso, como o novo computador dispensa o uso de ventoinhas, é mais silencioso. Sendo assim, o som tende a ser mais alto e ainda mais claro para os usuários.

- Adaptadores, adaptadores e mais adaptadores…

MacBook traz única entrada USB-C, o que deve obrigar usuário a comprar adaptadores (Foto: Divulgação/Apple)MacBook traz única entrada USB-C, o que deve obrigar usuário a comprar adaptadores (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple optou por adotar um novo padrão de conector no seu computador. Trata-se do USB-C, que é bastante versátil, servindo para carregamento, saída de áudio, entre outros. O grande problema é que este é a única entrada presente no MacBook, além da saída de fones de ouvido, e o padrão é pouquíssimo utilizado atualmente. Ou seja, para poder usar um pendrive, carregar um computador ao mesmo tempo ou conectar a um monitor externo, o usuário precisará comprar adaptadores da empresa. No entanto, estes não são nada baratos.

O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo

- Sem conector MagSafe

O conector magnético da Apple é um dos grandes sucessos dos MacBooks por oferecerem mais segurança e praticidade. No entanto, o novo computador perdeu essa características. Como citado anteriormente, o novo USB-C será o único conector do aparelho e servirá, entre outras coisas, para carregamento. Com isso, os usuários não terão os benefícios oferecidos pelo conector clássico dos computadores da Apple.

- Nada de maçã iluminada

MacBook traz logo da Apple espalhado como nos iPads (Foto: Divulgação/Apple)MacBook traz logo da Apple espalhado como nos iPads (Foto: Divulgação/Apple)

Um dos ícones dos produtos da Apple é a maçã na parte traseira dos mesmos, que é iluminadas nos notebooks da empresa. No entanto, o novo MacBook traz a logo da empresa apenas espelhada, similar à encontrada nos iPads. A justificativa da empresa é que o notebook é tão fino que não haveria a possibilidade de introduzir a maçã luminosa na parte traseira da tampa. Embora seja uma questão puramente estética, o detalhe gerou certo descontentamento.

- Simulação de cliques

Um fato curioso a respeito do novo notebook é que o trackpad do aparelho é capaz de simular cliques, embora, na verdade, não haja nenhum movimento. Isso acontece porque o Force Touch, como foi batizado, é fixo no corpo do aparelho e não é capaz de subir e descer quando pressionado. No entanto, para não quebrar a experiência do usuário, a Apple implantou um sensor na parte inferior do trackpad que reconhecerá o toque do usuário e emitirá uma resposta tátil, como se fosse um clique em um notebook qualquer.

- Nova fonte no teclado

MacBook traz nova fonte no teclado, a mesma utilizada no relógio Apple Watch (Foto: Divulgação/Apple)MacBook traz nova fonte no teclado, a mesma utilizada no relógio Apple Watch (Foto: Divulgação/Apple)

Um detalhe bastante específico e que pode passar desapercebido diante do novo teclado do MacBook é a mudança na fonte do aparelho. Desde 1999, com o lançamento do iBook, a empresa norte-americana usa os caracteres Vag Rounded em seus teclados. No entanto, o novo computador adotou a fonte San Francisco, a mesma presente no relógio Apple Watch. A tendência é que a empresa leve a mudança para todos os futuros lançamentos.

- Sem ventoinhas

Embora a Apple tenha tocado no assunto durante a apresentação, um ponto de destaque do novo MacBook é a ausência do cooler de refrigeração dos componentes. Tudo isso graças ao novo processador Intel Core M, que dispensa a necessidade de dissipação de calor como nos chips convencionais. O uso do chip não chega a ser uma novidade e está presente, por exemplo, no Lenovo Yoga Pro 3, mas não deixa de ser um atrativo para a linha de notebooks da Apple.

Fonte: Techtudo


Outras Notícias

Email:

agencia@lightpress.com.br

Telefones de contato:

+55 (31) 99105-5017

Lazuli Studio